sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mauro Pulquério: ” Vamos construir uma equipa competitiva “

O treinador Mauro Pulquério renovou o contrato com o Beneditense e continua no comando técnico da equipa da Benedita por mais uma temporada. Esperava liderar a equipa na Divisão de Honra de Leiria onde queria ser campeão depois do 2º lugar na temporada passada, mas o clube acabou por regressar aos Nacionais onde espera um campeonato muito competitivo. O Desporto Leiria esteve à conversa com Mauro sobre a nova época que se inicia na próxima terça-feira, dia 16 de Agosto.

Desporto Leiria (DL) -  Na última época, o Beneditense com uma equipa jovem conseguiu acabar no 2º lugar atrás do campeão GC Alcobaça. Como classifica a última época?
Mauro Pulquério (MP) - Atendendo às circunstâncias, penso que posso classificar a última época como muito boa. Melhor, só se fossemos campeões, mas não conseguimos ser superiores ao Alcobaça que foi um campeão com mérito.
O campeonato foi competitivo apresentando várias equipas de qualidade e outras que surpreenderam pela positiva o Beneditense apesar de vir de uma época difícil em que ficou longe dos primeiros lugares partiu para a competição com o grande objectivo de recuperar o estatuto e prestigio que acumulou na região ao longo dos anos e isso foi claramente conseguido.
DL – Não hesitou em renovar com o clube da Benedita?
MP - Não hesitei por várias razões mas especialmente por duas delas. A primeira porque tinha uma dívida de gratidão para com os dirigentes porque, na minha anterior passagem pelo clube, saí ainda antes da época terminar. Apesar do processo e a forma como ocorreu a saída ter sido com base na correcção e lisura eu sei que foi contra a vontade do Beneditense e dos seus dirigentes. Esta época, ao voltaram a confiar em mim e no Vítor e havendo interesse que continuássemos, não podíamos nunca tomar outra decisão que não fosse a nossa continuidade.
Por outro lado, como segunda razão principal, o facto de querer ser campeão com o Beneditense. Depois do 2º lugar da época anterior queríamos este ano tentar o título com legitimidade porque fomos vice-campeões e acima de tudo porque mantivemos a mesma estrutura e isso dava-nos a garantia de podermos lutar por esse objectivo.
DL – O Beneditense regressa à 3ª Divisão praticamente com o mesma equipa que disputou a Divisão de Honra na última época. O grupo dá-lhe garantias de um campeonato tranquilo?
MP - Sim é verdade, acabamos por regressar à 3ª Divisão, um pouco inesperadamente e quando tínhamos tudo preparado para disputar a Divisão de Honra de Leiria. É óbvio que temos a noção clara de que o nível competitivo elevou-se mas temos a convicção de que temos um conjunto de jogadores que nos garante sermos competitivos.
DL – Já se sabe que o Beneditense ficou inserido na Série D junto com as equipas do distrito e Pampilhosa, UD Tocha, Riachense, Sourense, Benfica Castelo Branco e FC Crato. Na sua opinião será um campeonato muito competitivo?
MP – Não tenho qualquer dúvida disso. Para além do facto de haver várias equipas do Distrito de Leiria, logo vários derbies em perspectiva, há ainda um conjunto de equipas fortemente enraizadas nos nacionais. Ainda para mais, há ainda o facto de este campeonato ser organizado por fases o que pode trazer mais imprevisibilidade ao mesmo.
DL – Quantos aos reforços que irá ter a disposição. Conhece-os bem? O que pensa que podem trazer de novo á equipa?
MP – Claro que sim. Os reforços foram no sentido de compensarem as saídas e estamos convictos que o vão fazer com competência.
DL – Quais os sectores da equipa que gostava de ainda ver reforçado ou está satisfeito com o plantel que já sabe que irá ter à disposição?
MP - Temos a noção de que possuímos um conjunto de jogadores com muito valor que nos vão permitir construir uma equipa competitiva, no entanto, depois de uma análise mais detalhada, se verificarmos que precisamos de algo mais, é obvio que, com oportunidade e critério, o faremos sem qualquer problema.
DL – Quais são os objectivos do Beneditense para a próxima época?
MP - Há vários, mas o principal é preparar uma equipa competitiva com um grande espírito e sentido colectivo, como aliás já tínhamos na época passada, agora há ainda que reforçar e desenvolver esses princípios porque, se assim for, aquilo que viermos a conseguir só podem ser coisas positivas.
DL – O Beneditense é um clube com história nos Campeonatos Nacionais. Acha que tem condições para continuar a crescer nos próximos anos e manter-se nos Nacionais?

MP - É óbvio que sim, se assim não fosse não faria sentido esta promoção. Quer queiramos, quer não, é sempre mais motivante estar nos Nacionais, pelo menos enquanto os quadros competitivos não sofrerem alterações significativas, e dentro deste pressuposto não fugimos a essa regra. O Beneditense, para além da história, tem estruturas e condições para estar neste campeonato e é por isso que nos vamos empenhar a fundo para provar isso mesmo.
DL – Na 1ª Eliminatória da Taça de Portugal, o Beneditense irá deslocar-se aos Açores, para defrontar o Praiense. O que espera desta partida visto que o clube irá ter apenas duas semanas de trabalho?
MP - Espera-nos uma partida muito complicada, sobretudo devido ao facto de o jogo ocorrer logo no final da segunda semana de trabalho. Isto, por si só, é um factor que condiciona bastante a nossa acção, no entanto vamos lá disputar a eliminatória e fazer tudo para podermos lutar por ela.

Fotos: Fernando José
Entrevista – Gonçalo Ferreira (Desporto Leiria)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publipt! Clique Aqui!