quinta-feira, 21 de junho de 2012

União de Leiria SAD vai apresentar equipa no campeonato da 2.ª divisão

A assembleia-geral da SAD da União de Leiria de quinta-feira passada ameaçava ser o ponto final da empresa depois do annus horribilis 2011/12. No entanto, mais uma vez, o accionista maioritário, João Bartolomeu sacou um coelho da cartola e encontrou corpos sociais para dar continuidade à empresa. Manuel Furtado Mendes, professor universitário natural de Ansião, foi indicado pelo accionista Materlis, empresa de João Bartolomeu, e a sua lista foi eleita com cerca de 70% dos votos dos representantes do capital social presente. Tem como objectivo primordial sanar as contas da empresa e garante que a União de Leiria vai disputar a 2.ª Divisão na próxima época. Sim, a União de Leiria vai ter duas equipas paralelas, uma da SAD, outra do clube.

É o novo presidente da SAD. Por que é que resolveu entrar nesta aventura?Sou natural de Ansião e gosto de futebol. Tenho, à distância, acompanhado o desenvolvimento do que se tem passado quer no clube quer na SAD da União de Leiria. Em conversa com amigos meus da região constatei que a SAD corria o risco de não ter qualquer lista para concorrer às eleições que se realizaram. Ora, face ao historial desportivo do clube e não tendo aparecido mais ninguém para concorrer,entendi que poderia apresentar uma lista se tivesse apoios para tal.

E como surgiu esse apoio?
Através de um amigo comum que me falou na possibilidade de concorrer com o apoio de um accionista que também apoiava qualquer outra candidatura que aparecesse.

Qual é a sua ligação ao futebol?
Não sou uma pessoa que tenha historial na área do futebol, no entanto tenho alguma experiência na área da gestão, o que me parece fundamental para poder gerir e recuperar uma SAD que viveu um mau ano, também influenciada pela conjuntura económica nacional e internacional, mas que se manteve saudável durante cerca de 24 anos.

Vai ser responsável pela gestão financeira e também desportiva?
Irei supervisionar todas as áreas de actividade, mas claro que dedicarei mais a minha atenção à financeira que é fundamental para a recuperação da SAD.

O que conhece da União de Leiria?
O meu conhecimento não é profundo, mas é um clube com o qual sempre simpatizei.

João Bartolomeu, accionista maioritário, disse que a SAD é viável. Concorda?
Vai ser levada a cabo uma reestruturação financeira. Iremos dar o nosso melhor no sentido dessa operação viabilizar a SAD, contando, no entanto, com o apoio de todos quantos nos queiram apoiar em todo o distrito.

O passivo, superior a 6 milhões de euros, não o assusta?
Trata-se de um passivo existente à data da entrada em funções desta nova administração. No entanto, é nosso objectivo contribuir com o nosso saber e alguma experiência para que a reestruturação que vai ser iniciada produza os efeitos esperados para consolidação da saúde desta empresa. Trata-se de uma situação que, infelizmente, existirá provavelmente em mais de 70% dos clubes nacionais e que se encontram em circunstâncias idênticas ou piores que esta SAD. Como estas situações interferem com a inscrição das equipas na Liga, vamos estar atentos para que não apareçam clubes a querer ser inscritos sem possuírem um plano extrajudicial de conciliação devidamente aprovado e, em simultâneo, uma declaração de não divida passada pelas Finanças, ou ainda, passarem cheques pré-datados a atletas com vencimentos para Outubro, Novembro e Dezembro. Pretendemos que não haja concorrência desleal, o que a acontecer desvirtuaria a verdade desportiva.

Tem conhecimento dos processos judiciais em curso? Não teme dias complicados?
Sabemos que existem alguns processos em curso, no entanto todos eles foram anteriormente iniciados e irão ter o seu natural desenvolvimento. A nossa interferência será diminuta, uma vez que não são da responsabilidade da nossa gestão e também não nos podemos antecipar às sentenças dos tribunais. Posso no entanto adiantar que após consulta e análise de alguns dos processos em curso, entendo que certamente não terão efeitos negativos sobre a empresa, uma vez que confiamos que irá ser feita justiça. A SAD também tem acções intentadas contra devedores seus no valor aproximado de 3,75 milhões de euros, tendo havido já havido uma decisão judicial em que a FIFA deu razão SAD num processo de valor de 250 mil euros

Os pedidos de insolvência têm pernas para andar?
Os pedidos de insolvência existem e irão ser resolvidos em local próprio.

A próxima época desportiva já está a ser preparada?
Sim, estamos a trabalhar desde a data em que fomos eleitos.

Vai ser João Bartolomeu o responsável pela área desportiva?
Não. Iremos anunciar o nome brevemente.

A União de Leiria vai mesmo participar na 2.ª Divisão?
Sim, vai participar na 2ª Divisão, mas ainda com alguma esperança de poder inscrever a SAD na Liga.

Já há treinadores e jogadores contratados? Se sim, quem?
Estamos a formar a equipa que inclui o seu treinador, oportunamente daremos notícias sobre a sua constituição.

E onde vai jogar?
Aproveitamos para pedir à autarquia e à Leirisport que procedam como acontece com outras SAD noutros estádios do país, em que a sua cedência é gratuita. Não sendo de todo possível esta solução, existem algumas alternativas para, em devido tempo, tomarmos a decisão sobre o local que iremos utilizar.

 Miguel Sampaio - Jornal de Leiria

2 comentários:

Publipt! Clique Aqui!