terça-feira, 4 de março de 2014

Juniores : UD Leria perde pela margem minima frente ao líder da competição SL Benfica

4ªJornada - Apuramento do Campeão - Juniores 
---
Resultados :
UD Leiria 1 (Benny) - SL Benfica 2
AD Oeiras 0 - Sporting 0
SC Braga 3 - Leixões 0
V.Guimarães 1 - FC Porto 2
--
Classificação:
--
Próxima Jornada 8-3-2014:
V.Guimarães - SC Braga
Leixões - UD Leiria
SL Benfica - AD Oeiras
FC Porto - Sporting


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Iniciados : SL Marinha vence dérbi distrital contra o Caldas SC

Campo Nr. 2 do Complexo Municipal da Marinha Grande
Árbitro: Mónica Salvador (Setúbal). 
Auxiliares: João Paixão e Francisco Mendes.
Espectadores: 120. 
.
SL Marinha 2
Marco, Gameiro (Tiago Araújo, 35 min.), Dilan (cap.), Leandro, Luís Carlos, Rafael Vitorino, André Vitorino (Oliveira, 35 min.), Márcio, Fábio Júnior (Cláudio, 55 min.), Miguel Madruga (Mousinho, 60 min.), Rafa Santos. Não jogaram: Rúben, João Miguel.
Treinador: Leonel Leal.
.
Caldas SC 1
Henrique, Gustavo, Rafael Roque, Tomás Seixas (cap.) (João Pedro, 35 min.), Gonçalo, Pedro Luís, Miguel (Rúben, 53 min.), Ricardo, Rafael Santana (Guilherme, 35 min.), Hugo (Olavo Lopes, 68 min.), Francisco. Não jogaram: Tomás, Nuno, Diogo. 
Treinador: Luís Lopes.
.
Ao Intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 por Fábio Júnior (34 min.), 2-0 por Luís Carlos (67 min.), 2-1 por Rúben (70 min.).
Acção Disciplinar: Amarelo a Francisco (32 min.), João Pedro (45 min.), Dilan (53 min.), Ricardo (66 min.), Rafa Santos (70 min.), Tiago Araújo (70 min.).
.
Num jogo entre dois velhos conhecidos, o SL Marinha recebeu o Caldas SC e venceu por 2-1, dando assim mais um passo importante para assegurar a manutenção no campeonato nacional.
O jogo começou com as equipas a procurarem não arriscar muito, mas à medida que o tempo foi passando, o SL Marinha foi começando a ganhar supremacia no meio-campo e a procurar empurrar o Caldas para o seu meio-campo. Ainda assim, a bola teimava em não chegar com perigo a qualquer uma das balizas e só aos 30 minutos apareceu o primeiro lance de perigo para o Caldas com Gonçalo Chaves a não conseguir fazer a emenda vitoriosa. 
Depois do susto, o SL Marinha chegou ao golo após cruzamento de Márcio em que o estreante Fábio Júnior finalizou com êxito. A segunda parte começou na mesma toada, com a equipa da Ordem sempre mais perigosa , beneficiando de uma grande penalidade, mas Oliveira permitiu a defesa a Henrique Santos. 
O Caldas respondeu através do possante Gonçalo Chaves, com Marco a travar o remate do avançado visitante. Até que aos 67 minutos, num lance aparentemente inofensivo, Luís Carlos bombeou a bola para a área do Caldas e num movimento infeliz, Henrique Santos, que até então estava a ser um dos melhores do Caldas, acabou por introduzir a bola na sua baliza. 
E quando se pensava que pouco mais havia a decidir no jogo, o Caldas beneficiou de uma grande penalidade, bem assinalada, e na conversão Rúben fez o 2-1. Pouco mais havia a jogar, mas Rafa Santos ainda enviou uma bola ao poste da baliza do Caldas.
Vitória justa do SL Marinha, já que foi sempre a equipa mais forte em campo e a que criou mais oportunidades de golo, tendo mesmo desperdiçado uma grande penalidade. Quanto ao Caldas SC, deu boa réplica e nunca desistiu de chegar a um resultado positivo.
Quanto à arbitragem do trio comandado por Mónica Salvador, nota bastante positiva.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Final da Taça da Liga marcada para Leiria

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional escolheu o Estádio Municipal de Leiria para palco da final da edição 2013/14 da Taça da Liga.
A seleção do recinto leiriense para a partida marcada para 26 de abril sobrepôs-se às possibilidades Coimbra e Braga, cujos municípios, segundo fonte oficial da Liga citada pela Agência Lusa, se teriam disponibilizado para o efeito.
Depois de as finais das três primeiras edições, entre 2007/08 e 2009/10, terem sido disputadas no Estádio Algarve, em Faro/Loulé, e as mais recentes, entre 2010/11 e 2012/13, no Estádio Cidade de Coimbra, a LPFP promoveu um concurso para a escolha do "palco" para o jogo decisivo da presente temporada.
Com o Rio Ave já qualificado para a final, importa saber se o Sporting fará o que anunciou na sexta-feira: recorrer da decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que manteve o FC Porto como adversário do Benfica na meia-final da prova que falta disputar, inicialmente agendada para 13 de fevereiro.
Se a intenção se materializar, é muito provável que as datas possíveis para a realização da meia-final e mesmo a da final possam ser alteradas, tendo em conta os trâmites e prazos do processo que possa vir a iniciar-se.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Cobertura do Estádio de Leiria será reparada antes de receber jogo da Seleção

A Câmara de Leiria anunciou, esta terça-feira, que a cobertura do Estádio Municipal será reparada antes de receber o jogo entre Portugal e Camarões, agendado para 5 de março.
A deslocação de uma placa no topo sul obriga à reparação, que estava já prevista há algum tempo. «Não existe qualquer tipo de perigo em termos de funcionamento do estádio e a cobertura estará 100 por cento operacional no dia do jogo», assegurou Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara.
A situação remonta já a janeiro do ano passado, devido a um temporal. Foi acionado o seguro e realizada a respetiva peritagem, mas só agora foi possível executar a reparação. 
«Foi muito difícil arranjar uma empresa para realizar este trabalho, que é específico e perigoso, e só há pouco tempo é que se conseguiu arranjar um orçamento de uma empresa capaz de fazer esse trabalho», explicou o autarca, salientando que a cobertura não apresenta qualquer anomalia do ponto de vista estrutural.

A Bola

Iniciados: UD Leiria vence CADE e é cada vez mais líder

A União Desportiva de Leiria contínua invicta no Campeonato Nacional de Iniciados ao derrotar o segundo classificado CADE (1-3) numa partida em que o factor físico foi predominante. 
A equipa do Lis entrou melhor no jogo fazendo o primeiro golo logo aos cinco minutos através de Lucas na sequência de um bom passe de rutura de Emanuel, com o avançado leiriense, na cara do guarda-redes, a não facilitar. 
O jogo apresentava uma toada equilibrada, mas passados 15 minutos a formação do Entroncamento ficou reduzida a dez unidades após uma entrada bastante dura sobre Marta que acabou por atirar o atleta leiriense para fora do encontro, tendo sido substituído por Igor. Até ao apito para o intervalo, o jogo foi disputado a meio-campo e sem grandes oportunidades para nenhum dos conjuntos, apesar do maior ascendente dos leirienses.
Na segunda parte, a UD Leiria tomou as rédeas da partida à imagem do que tinha feito na primeira metade, até que surgiu o segundo golo na sequência de um pontapé de canto com Tomás, no coração da área, a cabecear para o fundo da baliza (0-2).
A equipa do CADE reagiu à desvantagem criando algumas situações de perigo sempre bem resolvidas pela equipa visitante, mas, aos 60 minutos, também na sequência de um pontapé de canto, Francisco aproveitou a atrapalhação na área e rematou com a bola a embater num jogador da UD Leiria antes de entrar na baliza, traindo o guarda-redes Rui.
Já perto do final da partida, num lance de Bernardo que se preparada para criar perigo em velocidade, um jogador do Entroncamento 'varreu' o atleta leiriense acabando por ser expulso ao ver o cartão vermelho directo. Com mais duas unidades em campo, não foi de estranhar que pouco depois, na sequência de um cruzamento, Dany fugisse à marcação e fizesse o 1-3 final.
Vitória justa da UD Leiria num jogo que ficou manchado pela agressividade da equipa do CADE que 'conseguiu' lesionar três atletas leirienses, dois deles com alguma gravidade.
Boa arbitragem do trio que viajou desde Lisboa.

Texto: Diário de Leiria
Foto: Jorge Marques

Juvenis : SL Benfica teve que soltar génios para bater UD Leiria



UD Leiria 0
João Pedro, Pê, Pedro Neto, Gabi, Gaio, Bernardo, Rudi, Jordão, Sousa (António (73 min.), Renato (Agostinho, 68 min.), Lucas (Lourenço, 57 min.). 
Não jogaram: Dinis, Ricardo, Raul, Litos.
Treinador: Jorge Raimundo.
.
Benfica 2
Fábio Duarte, Hugo, Rúben, João Escoval, Yuri, Pedro Rodrigues, Diogo (Buta, 74 min.), Fábio Nova (João Silva, 60 min.), António Nunes (Francisco Rodrigues, 68 min.), Gonçalo e Renato Sanches.
Não jogaram: João Moreira, João Coelho, Pedro Amaral, Francisco Ferreira.
Treinador: Renato Paiva.
.
Campo da Mata, Santa Eufémia
Espectadores: 350
Árbitro: Fábio Veríssimo (Leiria).
 Auxiliares: Gracindo Vieira e Pedro Martins.
.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 por Fábio Nova (46 min.); 0-2 por Diogo (55 min.).
Acção Disciplinar: Jorge Raimundo (treinador) expulso do banco.
.
Depois de vitória categórica diante do Sporting (4-1) na última jornada, a recepção ao Benfica por parte da UD Leiria era encarada pelos adeptos com grande expectativa para se perceber até que ponto os juvenis leirienses conseguiriam bater o pé a outro candidato ao título.
Se a fórmula diante dos ‘leões’ resultou em pleno, frente às ‘águias’ as individualidades dos encarnados fizeram a diferença deitando por terra uma equipa da UD Leiria bem organizada e compacta, mas ‘curta’.
Os primeiros 40 minutos de jogo foram bastante monótonos, com poucas oportunidades de golo, já que os leirienses fechavam todos os caminhos para a sua baliza, enquanto o Benfica, com o seu futebol rendilhado, ia tentando pela esquerda e pela direita mas sem nunca conseguir abrir brechas na muralha defensiva dos homens da casa.
A primeira situação de perigo pertenceu mesmo à UD Leiria (19 min.), na sequência de um lançamento lateral com Lucas a desviar para a baliza, mas Fábio Duarte defendeu bem para canto.
Se o Benfica era dono e senhor do jogo, no que diz respeito à posse de bola e domínio territorial, também é verdade que os encarnados raramente incomodaram João Pedro. A única situação que fez levar algum perigo à baliza da casa saiu dos pés de Renato Sanches num remate de longa distância com o esférico a passar perto do poste.
Foi o pouco que se viu durante toda a primeira parte. No regresso dos balneários, o Benfica surgiu completamente transfigurado, trocando o seu futebol pausado por um estilo muito mais objectivo e assente nas qualidades individuais das suas peças mais preponderantes. 
Logo aos 43 minutos, após um cruzamento na esquerda, António Nunes cabeceou para grande defesa de João Pedro e, na recarga, Hugo voltou a proporcionar uma grande defesa ao guarda-redes da casa.
Depois da primeira ameaça, foi preciso esperar apenas mais três minutos para o Benfica inaugurar o marcador. Renato Sanches ganhou espaço na linha e cruzou para a pequena área onde apareceu Fábio Nova a desviar para a baliza com o peito. 
A desconcentração defensiva da UD Leiria deixou a equipa ‘atordoada’ e volvidos três minutos, a formação de Renato Paiva esteve perto de aumentar a vantagem, novamente na sequência de uma iniciativa individual de Renato Sanches com o guarda-redes João Pedro a evitar o golo a António Nunes.
O jogo acabou por ficar sentenciado ao minuto 55 quando Diogo foi desmarcado em profundidade, entrou na área e rematou cruzado já com ângulo apertado com a bola a bater no poste e a anichar-se no fundo da baliza.
Com o 0-2 no marcador, os leirienses tentaram subir as suas linhas, mas o Benfica controlou sempre as operações nunca dando quaisquer veleidades aos avançados da casa.
Vitória justa do Benfica principalmente pela boa entrada no segundo tempo, perante uma UD Leiria que ficou aquém das expectativas no sentido que raramente incomodou o último reduto dos encarnados, retirando da partida, como aspecto positivo, a consistência defensiva que apresentou durante os primeiros 40 minutos.
Em relação aos destaques individuai, o guarda-redes João Pedro foi dos que mais brilhou por parte dos leirienses, enquanto Renato Sanches, do lado do Benfica, foi o elemento mais preponderante no xadrez encarnado já que praticamente sozinho, conseguiu desmontar a teia montada pela UD Leiria. Trabalho positivo do trio de arbitragem. 

Texto: José Roque (Diário de Leiria)
Foto: Fernando José (Diário de Leiria)

Juniores : UD Leiria arranca empate mesmo contra arbitragem ‘habilidosa’

Campo da Academia do FC Porto, no Olival
Árbitro: Nuno Roque (Coimbra). 
Auxiliares: Luís Coelho e João Martins.
Espectadores: 100. 
.
FC Porto 1
Filipe Ferreira, Marcelo (Sérgio Ribeiro, 70 min.), André Ribeiro, Ricardo Tava-res, Tomás Mota, Vitor Andrade, Chicão, Belinha (Clever, 79 min.), Ruben Macedo, Ruben Alves e Jonathan (Raul, 62 min.). 
Não jogaram: João Costa, Rui Silva, Junior, Diogo Verdasca.
Treinador: Nuno Capucho.
.
UD Leiria 1
Vitor Lopes, Zé Rodrigues (Manique, 85 min.), Benny, Sandro, Denis (Miguel Ângelo, 43 min.), Fred, Rui Rodrigues, Afonso caetano, Tito, Bernardo (Rúben Fernandes, int.), Carlos Oliveira. 
Não jogaram: João Pedro, Paulo Lourenço, Simão e Madruga.
Treinador: Tiago Vicente.
.
Ao intervalo: 1-1. 
Golos: 0-1 por Sandro (12m);1-1 por Jonathan (39 min., g.p.).
Acção Disciplinar: Amarelo a Sandro (38 e 41 min.), Rúben Fernandes (84 min.), Clever (84 min.) e Benny (90+1 min.).
.
A UD Leiria abriu a fase de apuramento de campeão do nacional de Juniores com um empate (1-1) no sempre difícil terreno do FC Porto, crónico candidato ao título, e não fosse uma arbitragem desastrosa do trio que viajou de Coimbra, a turma de Tiago Vicente poderia mesmo ter conquistado os três pontos.
Desde os primeiros minutos de jogo que se percebeu qual seria a toada de jogo: o FC Porto a 'mandar' em toda a linha, enquanto a UD Leiria defendia de forma compacta no seu meio-campo e de quando em vez tentava sair em contra-ataque para chegar junto da baliza portista.
O primeiro lance de perigo foi protagonizado por Jonathan que, após uma jogada individual, tentou a meia distância com a bola a sair perto da baliza de Vítor. O extremo do FC Porto foi sempre uma dor de cabeça para a defensiva leiriense, nomeadamente para Denis que poucas vezes conseguiu ganhar no duelo individual.
Apesar do domínio do FC Porto, foi a UD Leiria a chegar ao golo na sequência de um livre à entrada do meio-campo dos dragões com Fred a atirar para a área, em que o guarda-redes Filipe Ferreira alivia o esférico para a barra da sua própria baliza e Sandro, oportuno, encostou para o golo.
Os leirienses adiantavam-se no marcador e demonstravam muita personalidade, tentando sair sempre para o ataque com critério. Em termos defensivos, a equipa era consistência, mas mesmo quando as individualidades do FC Porto desequilibravam, Vítor Lopes mostrava-se muito seguro entre os postes. Mas a UD Leiria não se limitava a defender. Num lance bem trabalhado na esquerda, Bernardo recebe a bola já dentro da área, mas o remate foi bem defendido por Filipe para canto.
Aos 35 minutos começou o descalabro do trio de arbitragem: Rui Rodrigues desmarcou Bernardo na perfeição, com o avançado a ficar isolado, mas o árbitro interrompeu a jogada assinalando fora-de-jogo num lance mal invalidado.
Quatro minutos depois, Sandro cometeu falta perigosa junto à área leiriense, mas Nuno Roque, mais uma vez, ajuizou mal e apontou para a marca do castigo máximo. Na cobrança, Jonathan restabeleceu o empate (1-1). Não satisfeito com os prejuízos que estava a incutir na UD Leiria, o árbitro voltou a ser protagonista dois minutos depois ao mostrar o segundo amarelo a Sandro num lance banal. Resumindo, em dez minutos, Nuno Roque prejudicou gravemente os leirienses em três lances.
Indiferentes a tudo isso, os jogadores do FC Porto tentaram de todas as formas voltar a chegar ao golo, mas o melhor que conseguiram foi um remate à meia-volta de Rúben Alves que passou perto do poste.
Na segunda parte, o domínio do FC Porto acentuou-se e foi sem surpresa que as oportunidades se foram sucedendo, mas Vítor Lopes mostrou muita segurança na baliza. 
Uma das oportunidades mais clamorosas pertenceu mesmo à UD Leiria quando Fred passou por tudo e todos e atirou de longa distância com a bola a embater na barra.
Com o passar do tempo, os portistas foram perdendo discernimento e os leirienses foram acreditando que podiam sair do Olival com um resultado positivo, algo que veio a acontecer fruto de uma equipa que teve no seu espírito colectivo e de sacrifício as suas principais armas, mesmo jogando mais de 50 minutos com menos uma unidade em campo.
Empate final acaba por se aceitar e que penaliza o FC Porto que nunca mostrou argumentos convincentes para derrubar uma UD Leiria muito bem organizada num jogo com arbitragem desastrosa de Nuno Roque. 

Texto: José Roque (Diário de Leiria)
Foto: António Maia 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Juniores: SCL Marrazes perde em partida com pouco interesse


Tocha 1
Igor; João Nunes, Nuno, David, Magalhães, Diogo Cavaleiro, Rui Dias, João Reis, Daniel (Serrano, 83 min.), Temótio (Pedro Rama, 65 min.) e Miguel (Ricardo Rocha, 69 min.). 
Não jogaram: João Silva, Caldeira e Cazé. 
Treinador: Luís Carvalho.
.
SCL Marrazes 0
Diogo; Frade, Eusébio (Alex Prado, 28 min.), Tozé, João Roncy, André Lourenço, Pedro Horta, João Matos, Chiqui-nho, Edmilson e Rui Brilhante.
 Não jogaram: Pité. 
Treinador: Paulo Rabaça.
.
Complexo Desportivo da Tocha
Árbitro: Nuno Roque (Coimbra). Auxiliares: João Martins e Luís Coelho.
Espectadores: 100. 
.
Ao Intervalo: 0-0.
Golos: Daniel (47 min.).
.
No recomeço da 2.ª fase do Nacional da 2.ª Divisão de juniores, o Tocha recebeu e venceu o Marrazes por 1-0. Numa tarde muito fria, o encontro também não foi muito bem jogado de parte a parte e teve muitos poucos momentos de interesse.
Nos primeiros minutos, a equipa anfitriã dominou territorialmente, enquanto a turma visitante explorou mais o contra-ataque. Mas foi o Tocha a dispor da melhor ocasião e única na primeira parte. Aos 31 minutos, Miguel levou a melhor sobre um adversário e foi à linha de fundo cruzar para o interior da grande área, aparecendo João Nunes, de pé esquerdo, a rematar. O guarda-redes defendeu a bola, mas esta ainda bateu no poste e depois um defesa do Marrazes aliviou para canto.
O segundo tempo começou praticamente com o golo do Tocha. Foi uma bela jogada pelo lado esquerdo com João Reis a ir à linha de fundo centrar para o segundo poste, onde apareceu Temótio, de cabeça, a assistir Daniel que, muito oportuno, atirou para o primeiro golo da partida.
Com este golo, o Marrazes subiu as suas linhas à procura do tento da igualdade, mas foi o Tocha que podia ter ampliado o marcador. Aos 60 minutos, Daniel fugiu aos defesas e na cara de Diogo rematou ao lado. Até ao final dos 90 minutos, os visitantes tudo fizeram para chegar ao empate, só que oportunidades nem vê-las.
Num embate que não foi bonito de se ver jogar, a vitória dos donos da casa é inteiramente justa. Arbitragem foi mesmo a melhor equipa em campo.

Texto: José Fatia (Diário de Leiria)

Juvenis : UD Leiria goleia Sporting


UD Leiria 4
João Pedro, Migas, Pedro Ne-to, Gabi, Pê, Bernardo, Rudi, Bruno Jordão, Sousa (Litos, 80 min.), Renato (Raul (80+3 min.), Lucas (Lourenço, 73 min.). 
Não jogaram: Miguel, Agostinho, António, Edgar.
Treinador: Jorge Raimundo.
.
Sporting 1
Pedro Silva, Gonçalo Araújo, Pedro Baião (Francisco Aguiar (67 min.), Gonçalo Vieira, Pedro Empis, Bruno Paz (Ronaldo Tavares, 36 min.), Quiaque, Pedro Ferreira, Alex Silva, Heriberto, João Mendes (Arilton Ebo, 12 min.). 
Não jogaram: José Marinheiro, João Simões, Hugo Barbosa, Tiago Cabral.
Treinador: Telmo Costa.
.
Campo da Mata, Santa Eufémia
Espectadores: 250.
Árbitro: André Gralha (Santarém).
Auxiliares: Pedro Sousa e Manuel Mendes. 
.
Ao intervalo: 3-0.
Golos: 1-0 por Pedro Neto (8 min.); 2-0 por Jordão (g.p., 13 min.); 3-0 por Jordão (36 min.); 3-1 por Ronaldo Tavares (46 min.); 4-1 por Renato (70 min.).
Acção Disciplinar: Amarelo a Pedro Ferreira (60 min.), Pê (62 min.).
.
A equipa de Juvenis da UD Leiria conseguiu a primeira vitória na segunda fase do campeonato nacional e logo diante do Sporting com um categórico 4-1. Perante o (ainda) líder da competição que veio a Leiria com duas vitórias em outros tantos jogos, os leirienses deram uma verdadeira lição aos leões em que a alma, a organização e a solidariedade entre os jogadores superiorizou-se aos talentos individuais do homens de Alcochete.
Durante uma manhã de domingo de muita chuva e vento, foram os leirienses quem entraram melhor na sequência de um pontapé de canto de Renato com Pedro Neto a cabecear ao segundo poste para o golo inaugural da partida. Se o sentimento de surpresa se instalou nas bancadas da academia unionista, apenas cinco minutos depois já a UD Leiria vencia por 2-0 quando Gonçalo Vieira rasteirou Lucas dentro da área. Na cobrança do castigo máximo, Bruno Jordão não deu a mínima hipótese a Pedro Silva.
Os dois golos de vantagem serviram de alento à UD Leiria que mostrou personalidade dentro de campo, com uma defesa muito concentrada e compacta, um meio-campo muito trabalhador e um trio da frente sempre irrequieto à procura dos erros de um adversário que nunca conseguiu impor o seu jogo. 
Com os leirienses a concederem o domínio de jogo ao Sporting, os leões bem foram tentado pela esquerda e pela direita, mas deparavam-se sempre com uma muralha defensiva intransponível. Mas desengane-se quem pensar que a UD Leiria se limitou a usar o famoso 'autocarro' para parar o Sporting. Muito pelo contrário. Sempre que podiam, os leirienses procuravam a baliza adversária e foi num desses lances que chegou ao 3-0 já perto do intervalo num bom trabalho de Renato que cruzou para a área onde apareceu Jordão a desviar para a baliza com Pedro Silva a salvar à primeira, mas o guarda-redes foi impotente para a insistência do médio unionista.
O 3-0 ao intervalo podia até soar a escândalo para quem não assistiu à partida, mas quem viu os primeiros 40 minutos de jogo não terá ficado surpreendido, já que a UD Leiria mostrou um sentido colectivo e de objectividade que deitou por terra um Sporting demasiado frágil.
No segundo tempo, os leões subiram ao relvado com outra disponibilidade e bastaram seis minutos para que essa estratégia desse frutos numa bola bombeada para a frente em que a defesa da casa não conseguiu aliviar, com Ronaldo Tavares a aproveitar para fazer o 3-1.
O Sporting passou a acalentar esperanças num resultado positivo e tomou de assalto a área leiriense, mas sem conseguiu criar verdadeiras oportunidades de golo para além de algumas tentativas de longa distância que nunca levaram o rumo certo.
Com o jogo a caminhar para o seu desfecho, a UD Leiria sentenciou a partida num cruzamento de Jordão com Renato a aparecer no coração da área e a fuzilar para o 4-1.
A única reacção do Sporting partiu dos pés de Francisco Aguiar que ainda assustou ao rematar à barra da baliza de João Pedro.
Vitória justa da UD Leiria, com destaque para a exibição de Bruno Jordão. O médio ocorreu quilómetros, marcou dois golos e ainda foi a tempo de fazer uma assistência num jogo com arbitragem irregular.

Texto e foto: José Roque (Diário de Leiria)

Juvenis : Nulo em jogo equilibrado

Debaixo de um enorme temporal, AC Marinhense e Académico de Viseu, fizeram o jogo possível e o empate final acaba por espelhar o que se passou no Municipal da Marinha Grande.
3ªJornada do Campeonato Nacional Juvenis / Série C – Fase Manutenção
Estádio Municipal da Marinha Grande
Árbitro: Luís Dionísio (CA de Leiria)
Assistentes: André Mendes e José Agostinho
Espectadores: 100
AC Marinhense – Académico de Viseu
 .
AC Marinhense 0: David Santos, Ricardo Fernandes, Zé Ricardo (Cap.), Couto, Veloso (Lisboa, 76 min.), Ribeiro, Mota, Godinho (João Duarte, 50 min.), Marcos, João Carlos (Coelho, 67 min.), Toni
Não Jogaram: Samuel, Gito, Letra, André Gil
Treinador: Rúben Fernandes
Adjunto: Fate
Delegado : Hugo
 .
Académico de Viseu 0: Elísio Pais, Carlos, Ricardo, Henrique, Rafael Barreiros (Cap.), Marcelo, Benjamim, Hugo, Caramelo (Lopes, 47 min.), Gonçalo (Vasco, 62 min.), Bié
Não Jogaram: Miguel, Tigas, Pedro
Treinador: Rogério Almeida
Adjunto: Pedro Almeida
Delegado: Jorge Barreiros
 .
Ao Intervalo: 0-0
Resultado Final: 0-0
Acção Disciplinar: Amarelo a Caramelo (43 min.), Rafael Barreiros (66 min.).
 .
Num jogo muito condicionado pelas péssimas condições atmosféricas, Marinhense e Académico Viseu empataram a zero bolas.
O Marinhense foi quem entrou melhor no jogo, e apesar de algum domínio territorial, tardava em conseguir traduzir isso em ocasiões de golo. Paulatinamente o Académico de Viseu foi equilibrando, e foi mesmo a primeira equipa a criar perigo, aos 13 min., num lance em que  David Santos “soca” a bola para uma zona perigosa, com Gonçalo a aproveitar, e a rematar com algum perigo. Três minutos depois, novamente o Académico de Viseu a criar perigo, num remate forte de Hugo. Aos 22 min., é Gonçalo a criar perigo, ganha posição, mas num último momento, Couto a ter um corte providencial e a evitar males maiores para a sua equipa. Apesar destes lances, o Marinhense não se intimidou e aos 27 min., vai estar muito perto do golo. Toni, em lance puro de contra-ataque, passa por Elísio e já com pouco ângulo remata para a baliza do Académico de Viseu, mas aparece Henrique a ter um corte providencial. Praticamente na resposta, lance rápido do Académico de Viseu, com Hugo a colocar em Caramelo, que acaba por perder muito tempo e desperdiçar assim um lance de perigo. Aos 35 min., é Benjamim que tem um remate perigoso, após perda de bola infantil da defesa do Marinhense.
A 2ªParte começa na mesma toada, e com as condições atmosféricas cada vez pior, as equipas iam fazendo o jogo possível, isto num jogo cada vez com mais pausas. Aos 45 min., é a vez do Marinhense dispor de uma ocasião soberana, após falha da defesa do Académico de Viseu, mas Marcos deslumbra-se perante tal oferta e desperdiça incrivelmente. Aos 50 min., é Gonçalo que tem um potente remate de muito longe e obriga David a uma estupenda defesa para canto. O Académico de Viseu estava com sinal mais, e aos 62 min., vai mesmo acabar por introduzir a bola na baliza de David, mas o lance é bem invalidado, num lance em que Caramelo revelou alguma ingenuidade, tocando numa bola que seguia para dentro da baliza do Marinhense, estando ele em posição de fora de jogo. O Académico de Viseu tinha algum ascendente, mas aos 72 min., o Marinhense vai ter um lance rápido de ataque, com Henrique a conseguir um corte oportuno e a evitar males maiores para a sua defesa.
Quanto a arbitragem de Luís Dionísio e seus pares, boa arbitragem, num jogo com apenas pequenos erros de pormenor.
 Resultado que se aceita, pois apesar de alguma ténue superioridade do Académico de Viseu em alguns períodos do jogo, na maior parte do tempo, o jogo foi equilibrado, embora nem sempre bem jogado, o que se desculpa em grande parte pelas difíceis condições atmosféricas. Quanto ao Marinhense, continua numa posição delicada e torna-se importante pontuar nos próximos jogos.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Juniores : UD Leiria conhece calendário da fase final da competição

Realizou-se esta terça-feira o sorteio da segunda fase do Campeonato Nacional de juniores A, que arranca no próximo dia 16 de fevereiro e terminará a 10 de maio.
.
Calendário:

1.ª jornada (16/02)
Benfica-Leixões
Sporting- V.Guimarães
Oeiras-SC Braga
FC Porto-UD Leiria

2.ª jornada (22/02)
Leixões-FC Porto; 
V. Guimarães-Benfica;
SC Braga-Sporting;
UD Leiria-Oeiras

3.ª jornada (01/03) 
Leixões-V. Guimarães;
Benfica-SC Braga; 
Sporting-UD Leiria;
FC Porto-Oeiras

4.ª jornada (04/03)
V. Guimarães-FC Porto;
SC Braga-Leixões;
UD Leiria-Benfica;
Oeiras-Sporting

5.ª jornada (08/03)
V. Guimarães-SC Braga;
Leixões-UD Leiria;
Benfica-Oeiras;
FC Porto-Sporting

6.ª jornada (15/03) 
FC Porto-SC Braga;
UD Leiria-V. Guimarães;
Oeiras-Leixões;
Sporting-Benfica

7.ª jornada (22/03)
SC Braga-UD Leiria;
V. Guimarães-UD Leiria;
Leixões-Sporting;
Benfica-FC Porto

8.ª jornada (29/03)
Leixões - Benfica 
V. Guimarães -Sporting 
SC Braga -Oeiras 
U. Leiria -FC Porto

9.ª jornada (05/04)
FC Porto - Leixões 
Benfica - V. Guimarães 
Sporting - SC Braga 
Oeiras - U. Leiria

10.ª jornada (12/04)
V. Guimarães - Leixões 
SC Braga - Benfica 
U. Leiria - Sporting 
Oeiras - FC Porto

11.ª jornada (19/04)
FC Porto - V. Guimarães 
Leixões - SC Braga 
Benfica - U. Leiria 
Sporting - Oeiras

12.ª jornada (26/04)
SC Braga - V. Guimarães 
U. Leiria - Leixões 
Oeiras - Benfica 
Sporting - FC Porto

13.ª jornada (03/05)
SC Braga - FC Porto 
V. Guimarães - UD Leiria 
Leixões - Oeiras 
Benfica - Sporting

14.ª jornada (10/05)
UD Leiria - SC Braga 
Oeiras - V. Guimarães 
Sporting - Leixões 
FC Porto - Benfica

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Danny Rafael está de saída da União Desportiva de Leiria

Contratado no início de época ao Beneditense, Danny Rafael já não é jogador da União Desportiva de Leiria. O atleta de 24 anos é assim a primeira saída confirmada da equipa de Rui Nascimento, numa altura em que o clube procede a alguns reajustamentos de plantel para atacar a fase final da competição. Com as entradas de Bruno Simão, João Pimenta, Vítor Braga e Fabeta, era já natural a saída de alguns atletas, sendo que a questão de uma possível semi-profissionalização, pode levar a saída de outros atletas que não consigam conciliar a situação. 
Questionado pelo nosso blog, Danny Rafael confirmou a saída, acrescentando " neste momento ainda não tenho nada certo para prosseguir a carreira, vamos a ver o que vai aparecer".

Iniciados : Leirienses ganham a abrir a segunda fase



Naval 0
Igor; Diogo Amaral (Rafa, int.), Miguel Gaspar, Carlos, Diogo Gomes (Xavi, 68 min.), Hugo (Fred, 35 min.), Pedro Cruz, Ari, Nuno André, Bernardo e Pedro Curto. Não jogaram: Henrique, Brunito, Miguel Oliveira, Robson. 
Treinador: Mário Couceiro.
.
UD Leiria 2
Rui; Rafael (Luisão, int.), Gonçalo Cruz, Hugo Fonseca, Diogo Vieira, Tomás Dinis, Mantorras (Rodrigo, int.),Edu, Castanheira (Daniel Santos, 55 min.), Emanuel e Lucas (Bernardo, 70 min.). Não jogaram: Gonçalo, Igor Sousa e Gaspar. 
Treinador: José Horta.
.
Campo de Treinos do Estádio Bento Pessoa, na Figueira da Foz
Árbitro: Henrique Paula (Santarém). Auxiliares: João Roldão e Carlos Pereira. 
Espectadores: 120. Ao Intervalo: 0-1.
Golos: Castanheira (28 min.) e Lucas (54 min.). 
Acção Disciplinar: Amarelo a Carlos (57 min.) e Pedro Cruz (60 min.). 
.
A UD Leiria venceu a Naval na jornada inaugural da 2.ª fase do Nacional de Iniciados por 2-0, triunfo que não sofre contestação. A turma da cidade do Lis superiorizou-se por várias vezes ao longo do jogo, aproveitou da melhor forma alguns erros navalistas e, sobretudo, demonstrou grande eficácia no capítulo da finalização.
Entraram melhor os leirienses que, desde logo, mostraram vontade de assumir a iniciativa. A Naval tentou reagir e, de certa forma, até conseguiu equilibrar as operações, embora os visitantes se aproximassem da baliza figueirense com alguma facilidade. 
Apesar de as oportunidades de golo serem escassas, os leirienses inauguraram o marcador com um golo de Castanheira. A Naval perdeu o esférico no seu meio-campo e o contra-ataque leiriense surgiu com Castanheira, na cara de Igor, a não ter dificuldades para fazer o 0-1.
Após o intervalo a Naval surgiu com uma dinâmica mais ofensiva tentando assumir o jogo e virar os acontecimentos. Foi o melhor período dos figueirenses, contudo nesta fase e um pouco contra a corrente do jogo foram os visitantes que novamente chegaram ao golo num excelente trabalho de Lucas (o melhor jogador em campo) que praticamente sentenciou a partida.
A formação navalista animicamente sentiu o golo adversário, tentou remar contra a maré, todavia a turma de Leiria, com grande moral e confiança, foi dando para as encomendas e geriu a vantagem sem problemas de maior. 

Texto: Rogério Neves (Diário de Leiria)
Foto: José Oliveira

Juvenis : UD Leiria entra na fase final com o pé esquerdo

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Luís Cruz (Castelo Branco). 
Auxiliares: Sérgio Paiva e Jorge Andrade. 
Espectadores: 150. 
.
UD Leiria 0 
João;Pê, Migas, Gabi, Rato, Jordão, Pedro Neto (Renato, int.), Rudi, Litos (Lourenço, 56 min.), Gaio (Sousa, 63 min.) e Lucas. 
Não jogaram: André Tavares, Bernardo, Raul, António.
Treinador: Jorge Raimundo.
.
Marítimo 1
Rui Capela, Camacho, Afonso Bento, Nelson, Alexandre, André Teles, Marcelino (Pedro Teles, 90+2 min.), Henrique, Midane, Afonso Andrade (Miguel, 90+4 min.), Jesus (Leandro, 74 min.). Não jogaram: André Barros, José Leonardo. 
Treinador: Carlos Graça. 
.
Ao intervalo: 0-1. 
Golos: 0-1 por André Teles (35 min.).
Acção Disciplinar: Amarelo a Rui Capela (67 min.), Rato (69 min.), Henrique (73 min.).
.
No jogo inaugural da 2.ª fase do nacional de Juvenis, a UD Leiria perdeu em casa (0-1) diante do Marítimo num jogo em que os leirienses deixaram uma pálida imagem do seu valor, muito por culpa dos insulares que, com uma equipa bem organizada e dotada de jogadores com excelente técnica individual, não deram grandes veleidades à formação de Jorge Raimundo.
O jogo começou com o Marítimo a mostrar que vinha a Leiria na busca pelos três pontos, criando perigo numa grande oportunidade após cruzamento na direita em que Henrique rematou para boa defesa de João e, na recarga, o mesmo jogador atirou ao poste.
Ficou o aviso, mas a UD Leiria só conseguia responder a espaços e a melhor oportunidade acabou por surgir após cruzamento de Lucas em que Litos desviou ao primeiros poste para boa defesa para canto de Rui Capela.
A cinco minutos do intervalo, o Marítimo ganhou um livre à entrada da área num lance que suscitou muita contestação dos homens da casa, mas, indiferente aos protestos, André Teles rematou e viu a bola embater na barreira, enganando por completo o guarda-redes João.
O resultado ao intervalo premiava a equipa que tinha disposto das melhores oportunidades e esperava-se mais da UD Leiria no segundo tempo, numa fase em que o técnico leiriense apostou em Lourenço, Renato e Sousa para 'mexer' com o jogo.
A equipa tentou por todas as formas chegar ao golo, mas a UD Leiria não conseguiu criar uma verdadeira oportunidade para marcar, com o Marítimo a fechar as suas linhas e a tapar todos os caminhos para a sua baliza. Já sob o cair do cano, foram mesmo os maritimistas a estarem perto do golo num contra-ataque venenoso em que Leandro rematou a centímetros do poste.
Vitória dos insulares que acaba por se aceitar num jogo com boa arbitragem, ficando apenas algumas dúvidas no lance do livre directo que dá origem ao golo do Marítimo.

Texto: José Roque (Diário de Leiria)
Foto: Rui Bruno

UD Leiria: Ambição ‘profissional’ vai levar a dispensas

A UD Leiria prepara-se para reestruturar o seu plantel sénior a pensar na subida de divisão. Se na primeira fase do campeonato nacional de seniores o objectivo era ficar nos dois primeiros lugares, agora que essa meta foi atingida, o clube ambiciona voos mais altos e, para tal, terá que apetrechar o seu plantel com elementos com outras características para uma fase de subida que se prevê bastante exigente.
Para já a UD Leiria garantiu a contratação de quatro reforços (Bruno Simão, João Pimenta, Fabeta e Víctor Braga), mas sabe o Diário de Leiria que, nos próximos dias, deverão chegar ao clube do Lis mais dois jogadores para actuarem na linha da frente.
A vinda destes reforços irá obrigar o técnico Rui Nascimento a dispensar jogadores, ainda para mais quando o clube pretende começar a treinar à tarde (16h00) levantando um problema para aqueles jogadores que, sendo amadores, trabalham durante o dia.

José Roque - Diário de Leiria

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Juvenis : Vitória Indiscutível do SC Beira Mar na Marinha Grande

Em fraco jogo de futebol, a equipa do Marinhense nunca conseguiu encontrar argumentos para se superiorizar à equipa do Beira-Mar, e acabou derrotada por 0-3.

1ªJornada da 2ªFase do Campeonato Nacional Juvenis / Série C
Estádio Municipal da Marinha Grande
Árbitro: Ricardo Branco (CA de Portalegre)
Assistentes: Sérgio Pita e Luís Neves
Espectadores: 100
AC Marinhense – SC Beira-Mar

AC Marinhense 0: David, Letra, Zé Ricardo (Cap.) (Diogo Vicente, 45 min.), Couto, Veloso (João Duarte, 55 min.), Lisboa, Ribeiro, Godinho, André Gil (Tony, 55 min.), Coelho, Marcos
Não Jogaram: Leandro, Miguel, João Carlos
Treinador: Rúben Ferreira
Adjunto: José Fate
Delegado : José Pinto
.
SC Beira Mar 3: Diogo, Bruno (João Gonçalo, 80+2 min.), Ramon, Guga, Mango, Lucas, André Gonçalves, Neves, Manú (Tiago, 73 min.), Marcos, Rafa (Portugal, 78 min.)
Não Jogaram: João
Treinador: José Maria
Delegado: Armando Rodrigues
.
Ao Intervalo: 0-1
Marcadores: 0-1 Manú (20 min.), 0-2 Mango (50 min.), 0-3 Rafa g.p (60 min.)
Acção Disciplinar: Amarelo a João Duarte (63 min.).
.
Num jogo poucas vezes entusiasmante, a equipa do SC Beira-Mar deslocou-se à Marinha Grande e venceu a equipa do Marinhense por 0-3.
O jogo até começou equilibrado, mas paulatinamente o Beira-Mar foi crescendo e passou a controlar o meio-campo. Assim, não foi de estranhar, que aos 20 min., chegue mesmo ao 0-1. Grande remate de Marcos, com a bola a embater na barra da baliza de David, e perante a passividade da defesa do Marinhense, Manú a ser mais rápido, e a fazer o 0-1. Em vantagem no marcador, a equipa do Beira-Mar ia mostrando mais tranquilidade e principalmente através do possante Marcos, ia dando muito trabalho à defensiva do Marinhense, que ia acusando muitas dificuldades. O Marinhense procurava equilibrar o jogo, mas as transições defesa-ataque raramente saíam bem, e com facilidade a equipa do Beira-Mar recuperava a bola.
Com mais bola e mais esclarecidos no jogo, não foi então de estranhar que aos 50 min., o Beira-Mar amplie a sua vantagem para 0-2. Jogada na esquerda, Rafa a cruzar e Manga a desviar para o golo. Dez minutos depois, aos 60, novo golo para o Beira-Mar, desta vez por Rafa, na marcação de uma grande penalidade, depois uma mão na bola de um defesa da equipa do Marinhense. Os comandados de Rúben Ferreira ia procurando contrariar o domínio da equipa de Aveiro, mas só aos 69 min., criam algum perigo, com Diogo Vicente a cabecear perigoso, para defesa apertada de Diogo para canto. Na resposta, novo lance de muito perigo para o Beira-Mar, com Manga a cabecear à barra da baliza de David, após mais uma boa jogada na esquerda do Beira-Mar.
Vitória indiscutível da equipa que viajou desde Aveiro, que foi sempre a equipa mais objectiva em campo e que sem ter feito um jogo excepcional, mereceu por inteiro a vitória. Quanto ao Marinhense, esteve longe das boas exibições que já fez esta época e como tal o resultado espelha isso mesmo.
Quanto a arbitragem de Ricardo Branco e seus pares, pequenos erros de pormenor sem qualquer influência no resultado final. Boa arbitragem.

Juniores : UD Leiria ‘esmaga’ U. Coimbra e assegura fase final



UD Leiria 3
Vítor, Zé Rodrigues, Miguel Ângelo, Benny (Manique, 71 min.), Tito, Ruben, Rui Figueiredo, Afonso (Vasco Pontes, 73 min.), Simão (Madruga, 60 min.), Miguel Miguel, Carlos Oliveira. 
Não jogaram: André Oliveira, Bernardo Jorge e Figueiredo.
Treinador: Tiago Vicente.
.
U. Coimbra 0
Gomes, Batista, Kelvin, Fábio, Piquê, Guilherme, Ggonna (Joel, int.), Gustavo (Pedrito, 63 min.), Tiago Alves, Larry (Fiador, 80 min.). 
Não jogaram: Ricardo, Ivo.
Treinador: Bruno Domingos.
.
Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Duarte Morgado (Portalegre). Auxiliares: Vítor Silva e João Roque.
Espectadores: 200. Ao intervalo: 2-0. 
Golos:1-0 por Miguel Miguel (38 min.); 2-0 por Carlos Oliveira (42 min.); 3-0 por Carlos Oliveira (70 min.).
Acção Disciplinar: Amarelo a Batista (79 min.) e Piquê (84 min.).
.
A UD Leiria conseguiu um triunfo tranquilo por 3-0 diante da U. Coimbra num jogo em que, para os leirienses, bastava o empate para carimbar a passagem à fase final da competição. 
O jogo acabou por não ter grande história tendo em conta a supremacia do conjunto da casa que sentiu algumas dificuldades na fase inicial para penetrar na defesa visitantes, sendo mesmo a U. Coimbra a criar a primeira situação de perigo num remate cruzado de Gustavo que passou muito perto do poste da baliza de Vítor. A resposta surgiu nos pés de Carlos Oliveira numa bela jogada individual, mas o remate saiu rente ao poste. Depois de algumas aproximações perigosas dos leirienses, eis que surgiu o golo numa jogada de combinação entre Afonso e Miguel Miguel com este último a ultrapassar o defesa e a desviar para o golo à saída de Gomes.
Ainda na primeira parte, foi a vez de Carlos Oliveira, em jogada individual, tirar dois adversários do caminho, mas o remate foi defendido por Gomes, contudo, na recarga, o avançado leiriense não perdoou perante a passividade conimbricense.
No segundo tempo, a toada do jogo manteve-se com a U. Coimbra a não conseguir apresentar argumentos para discutir o resultado, exceptuando um lance de Joel que, em boa posição, rematou ao lado. No entanto, foram os leirienses que fixaram o resultado final num cabeceamento de Carlos Oliveira após pontapé de canto de Miguel Miguel. Antes disso, já Madruga tinha desperdiçado uma oportunidade clamorosa.
Vitória justa dos leirienses que não tiveram grandes dificuldades em bater uma frágil equipa que viajou desde Coimbra. No lado dos visitantes, palavra de destaque para o capitão Tiago Alves que foi o jogador mais inconformado, apresentando uma qualidade técnica acima da média, enquanto a UD Leiria teve no seu colectivo a sua principal arma conseguindo, com todo o mérito, a passagem à próxima fase de apuramento de campeão.
Trio de arbitragem teve a um bom nível.

Texto e foto: José Roque (Diário de Leiria)

Seniores : UD Leiria deixa fugir vitória nos últimos minutos

UD Leiria 3
Maranhão; Juvenal, Luís Oliveira, Luiz Carlos, Danny Rafael, Kata, Leandro (Coça, 77 min.), André Perre, Jota (Hélio Vaz, int.), Dário (Tiago Lopes, 60 min.) e Cedric. 
Não jogaram:Guerra, Emiliano Tê, Ricardo Cardoso e Pepo.
Treinador: Rui Nascimento.
.
Mafra 3
Godinho, Monteiro, Anicet (Feliciano (71 min.), Baixinho, João Pedro, Tiago Costa, Allison, Leo, Tuga, Tavares (Bonifácio, 69 min.) e Rente (Yang, 78 min.). 
Não jogaram: Elói, Pengfei, David, Micael.
Treinador: Elói Zeferino.
.
Estádio Municipal de Leiria
Espectadores: 250.
Árbitro: João Mendes (Santarém).
Auxiliares: Jorge Maia e Afonso Silva. 
Ao intervalo: 2-1.
Golos: 0-1 por Luiz Carlos (a.g., 20 min.); 1-1 por Luiz Carlos (g.p., 30 min.); 2-1 por Cédric (43 min.); 3-1 por Hélio Vaz (69 min.); 3-2 por Yang (80 min.); 3-3 por Allison (g.p., 83 min.).
Acção Disciplinar: Amarelo a Anicet (25 min.), Kata (50 e 83 min.), Leandro (74 min.), Leo (85 min.), Bonifácio (90+2 min.).
.
Num jogo que servia apenas para cumprir calendário, UD Leiria e Mafra proporcionaram um bom espectáculo de futebol coroado com golos, emoção, grandes penalidades e uma expulsão, terminando a partida com uma igualdade a três bolas que acaba por se aceitar.
Com o apuramento para a fase se subida já garantido, ambas as equipas jogaram com os olhos postos na baliza contrária, começando melhor a UD Leiria num remate à entrada da área de Cédric para uma boa intervenção de Godinho para canto.
Os leirienses estavam mais perigosos e voltaram a ameaçar após um livre directo de Luiz Carlos que levou a bola a embater na barra. Na recarga, Cédric, com a baliza completamente deserta, fez o mais difícil e cabeceou por cima. 
Como quem não marca, sofre, eis que o Mafra, que pouco tinha feito para inaugurar o marcador, chegou ao golo após cruzamento de João Pedro em que Luiz Carlos desviou para a própria baliza.
Os leirienses ‘abanaram’ com o golo sofrido e o Mafra podia mesmo ter aumentado a vantagem quando Tuga, com tudo para fazer o 0-2, atirou à figura de Maranhão. Na resposta, a UD Leiria chegou ao empate através de uma grande penalidade a castigar falta sobre Leandro na área. Na cobrança do castigo, Luiz Carlos não facilitou (1-1).
Num jogo de parada e resposta, foi a vez do Mafra criar muito perigo quando Tavares, em boa posição, atirou pouco ao lado e, no minuto seguinte, foi a UD Leiria a estar perto do golo quando Jota se deslumbrou quando só tinha Godinho pela frente.
O golo para os leirienses apareceu já perto do intervalo num cruzamento de Leandro bem correspondido por Cédric que, de cabeça, fez o 2-1.
O segundo tempo voltou a trazer muitos golos à partida e a ser disputado com grande intensidade, com os leirienses a criarem muito perigo numa desmarcação de Leandro em que Perre rematou para grande defesa de Godinho. A meio da segunda parte, a UD Leiria chegou mesmo ao 3-1 num cruzamento de Kata com Hélio Vaz a cabecear de forma certeira. Com o ‘jogo na mão’, pensava-se que os leirienses iriam impor a primeira derrota ao líder do campeonato, mas a formação de Mafra nunca baixou os braços, chegando ao 3-2 pelo recém-entrado Yang a aproveitar uma defesa incompleta de Maranhão e a passividade da defensiva da casa.
Três minutos depois surgiu o caso do jogo, com o árbitro a assinalar uma grande penalidade que deixa algumas dúvidas, originando a expulsão de Kata por duplo amarelo. Na marca dos 11 metros, Allison enganou Maranhão e restabeleceu a igualdade (3-3).
Os últimos minutos da partida voltaram a ser frenéticos, com a UD Leiria a desperdiçar os três pontos já no período de descontos quando Perre cruzou para a área e Hélio Vaz, à boca da baliza, falhou de forma escandalosa quando já se gritava golo nas bancadas.
Empate final deixa um amargo de boca aos leirienses já que pareciam ter o jogo controlado, mesmo utilizando um 11 pouco habitual, perante um Mafra que mostrou porque acabou o campeonato em primeiro lugar.
Trabalho positivo do trio de arbitragem. 

Texto: José Roque (Diário de Leiria)
Foto: Luis Filipe Coito

Juniores : UD Leiria vence U.Coimbra e apura-se para a Fase Final do Campeonato

22ªJornada do Campeonato Nacional de Juniores / Série Sul
--
Resultados:
Atlético 1 - Torreense 0
Real 2 - CF Belenenses 0
Nacional 1 - Oeiras 1
Sporting 2 - SL Benfica 0
UD Leiria 3 - U.Coimbra 0
V.Setúbal 1 - Estoril Praia 2
--
Classificação Final:
------
Sporting, Benfica, Oeiras e UD Leria vão disputar a fase final da competição. 
-----

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Prognósticos para a Fase Final da Zona Sul do Campeonato Nacional de Seniores.


O melhor palmarés é sem dúvida do União Leiria, mas o principal candidato é o CD Mafra que se mantém invencível, pelo que fez esta época, como pelo que tem produzido nos últimos anos. O nosso palpite coloca o Mafra em primeiro lugar e a disputa pelo 2º lugar no play-off para o Oriental (em subida de forma), União Leiria e Pinhalnovense. Benfica Castelo Branco, vencedor da série E, (teoricamente mais fácil), tem agora que medir forças com equipas mais fortes. Loures e Ferreiras poderão vir a perder o factor surpresa...

... o vosso palpite e expliquem porquê...

in História do Futebol em Portugal

domingo, 26 de janeiro de 2014

1ªJornada da Fase de Manutenção - Campeonato Nacional de Iniciados / Série E

Resultados:
SL Marinha 3 - Torreense 0 
Salvaterrense 2 - O Elvas 0
SL Cartaxo 2 - CD Fátima 1
Caldas SC 3 - Eléctrico 1
--
Classificação:
--
Próxima Jornada 2-2-2014:
Eléctrico - Salvaterrense
O Elvas - SL Marinha
CD Fátima - Caldas SC
Torreense - SL Cartaxo

1ªJornada - 2ªFase - Campeonato Nacional Juvenis Série C - Fase Manutenção

Resultados:
AC Marinhense 0 - SC Beira Mar 3 
SC Covilhã 2 - Académico Viseu 2
NDS Guarda 2 - Naval 1ºde Maio 1
Anadia 1 - Repesenses 1
--
Classificação:
--
Próxima Jornada 2-2-2014:
SC Beira Mar - Anadia
Naval 1ºde Maio - AC Marinhense
Académico Viseu - NDS Guarda
Repesenses - SC Covilhão

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Seniores : Sabry reforça Caldas Sport Clube

O Caldas adquiriu o concurso do avançado Sabry, que jogava no Oriental da Série G do CN Seniores. O jogador começou a treinar na última semana com o plantel caldense. Poderá estrear-se neste domingo.
A entrada de Sabry visa colmatar a saída de Bacari, que rumou para um clube das divisões secundárias da Alemanha.
De saída está Marcel Rosas, que não tem sido muito utilizado. O jogador vai representar até ao final da temporada o Murteirense, dos distritais de Lisboa.

O Derbie

Seniores : Miguel Pardal deixa comando técnico da AD Portomosense

Miguel Pardal já não é o treinador do Portomosense. O treinador pediu a demissão do comando técnico do clube de Porto de Mós e a direcção aceitou.
O Portomosense a uma jornada do final da primeira fase soma 10 pontos e ocupa a penúltima posição da série F do CN Seniores. Durante esta semana o novo treinador deve ser apresentado.

O Derbie

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Juniores : Faltou o ‘sal e a pimenta’ na partida de Touriz

Campo Mauro Gama, em Touriz
Árbitro: Sérgio Soares (Porto). 
Auxiliares: Jorge Aguiar e Rui Costa.
Espectadores: 30. 


Tourizense 2
Gilson; Igor, Pedro, Félix, Sérgio, Ivo, Zito, João Pais (Relvas, 65 min.), Manteigas (Zezito, 47 min.), Admir (Adílson, 70 min.) e Varela. Não jogaram: Miguel, Leandro e Carlos. 
Treinador: Miguel Marques.
.
SCL Marrazes 1
Diogo; Luís Alves, Eusébio, Tozé, André, Chiquinho, Pedro Horta, João Matos, Ednilson, Vítor e Rui Brilhante. Não jogaram: Pité, André Cruz e Vitinho.
Treinador: Paulo Rabaça.
.
Ao Intervalo: 0-0
Golos: 1-0 por Félix (60 min.); 2-0 por Varela (65 min.); 2-1 por João Matos (80 min.).
Acção Disciplinar: Amarelo a Admir (55 min.).
.
O Tourizense derrotou, sábado à tarde, o Marrazes por 2-1, e somou a segunda vitória consecutiva na Série C, do campeonato nacional de Juniores.
Na primeira parte assistiu-se a um jogo fraco, com o emblema de Touriz a não conseguir materializar o favoritismo sobre o penúltimo classificado do grupo. Após o descanso aumentaram as oportunidades e os golos acabaram por aparecer. Do “laboratório” saíram os dois primeiros golos.
Livres combinados e assistências de Igor à entrada da área. Depois, Félix e Varela fizeram de cabeça os primeiros tentos da tarde. De uma jogada de contra-ataque apareceu o 2-1 da autoria de João Matos que bateu o guardião Gilson.

Texto: Diário de Leiria

Juvenis : Leirienses vencem rivais e justificaram liderança

Campo Ramos de Carvalho, em Adémia
Árbitro: Serafim Silva (Santarém). 
Auxiliares: Rui Cabeleira e Rui Ferreira.
Espectadores: 100. 
.
Académica 0
Zé Tó; Miguel Barreto, Miguel Batista, João David (Hugo Ribeiro, 76 min.) e Lapa; Rui Matos; João Gonçalo e Miguel Henrique (Josemar, 55 min.); Gonçalo Carvalho, Xavier (Assis, 70 min.) e Henrique.
 Não jogaram: Afonso, Lagoa, J.P. e Tiago.
Treinador: Rui Silva.
.
UD Leiria 2
Pedro; Pê, Bernardo, Miguel e Soares; Neto e Jordão; Rudi, Litos (Bernardo Lopes, 40 min.) e Gaio (Gonçalo, 72 min.); Lucas (Renato, 68 min.). Não jogaram: Miguel Martins, Gonçalves, Leonardo e Raul.
Treinador: Jorge Raimundo.
.
Ao intervalo: 0-1. Golos: 0-1 por Jordão (14m); 0-2 por Rudi (42m). 
Acção Disciplinar: João David (14 min.), Xavier (60 min.), Neto (65 min.) e Gonçalo (80 min.). Cartão vermelho directo a Carlos (51 min.).
.
Este era um jogo entre duas equipas com a vida definida. À partida para a última jornada da primeira fase do Nacional de Juvenis, Académica e UD Leiria tinham já garantido o apuramento para a fase seguinte do campeonato. 
Os leirienses, com apenas uma derrota, tinham também já assegurado o primeiro lugar da Série C. O jogo foi o espelho da classificação e percebeu-se bem a razão dos leirienses vencerem o grupo e a Académica ficar com o segundo lugar.
O técnico da Académica aproveitou este contexto para promover à equipa titular jogadores geralmente menos utilizados. Certamente, também, por isso, a Briosa pouco ou nada conseguiu fazer para obstar à superioridade contrária. A UD Leiria foi sempre mais forte, dominou o jogo durante toda a primeira parte e geriu a vantagem na segunda. Zé Tó, com uma grande defesa a uma cabeçada de Bernardo, ainda impediu o golo da equipa visitante que surgiu pouco depois através de uma grande penalidade concretizada por Jordão.
Na primeira jogada do segundo tempo, Rudi 'fugiu' pela direita e rematou forte para o fundo das redes. A UD Leiria ampliou a vantagem e definiu aí a partida. 
A Académica não conseguiu criar lances de perigo e o jogo 'correu' para o fim debaixo de muita chuva e sem motivos de grande interesse.
Na análise ao trabalho da equipa de arbitragem ficou uma dúvida no lance que originou a grande penalidade de onde resultou o primeiro golo da UD Leiria, em que ficou claramente a ideia de que existe bola na mão de João David e não mão na bola. No entanto, Serafim Silva, em cima da jogada, considerou que o jogador da Académica teve intenção de jogar a bola com a mão e sancionou a grande penalidade. Em tudo o resto, realizou um bom trabalho.

Texto: Luís Pedro Reis (Diário de Leiria)
Foto: Diário de Coimbra

Juvenis : Falta de eficácia e audácia justifica nulo

Campo de Treinos do Estádio 
Municipal José Bento Pessoa (Figueira da Foz)
Árbitro: Fábio Veríssimo (Leiria). 
Auxiliares: Pedro Martins e Gracindo Vieira. 
Espectadores: 80. 

Naval 0
Paulo, Zé Pedro (cap.), Toca, Leandro, Soqueiro, André Pina, Carlos (Loic, ao intervalo), Moacir, Flávio Alexis, e Ruben (Hiago, 65 min.). 
Não jogaram: Hugo Monteiro, Xavier, Bernardo, Chupeta e Fábio. 
Treinador: Fernando Mira.
.
AC Marinhense 0
David, Couto (Ricardo Fernandes, 67 min.), Toni, Godinho, Zé (cap.), Gonçalo Veloso, João Carlos (Gito, ao intervalo), Bacalhau, Marques (Gonçalo Coelho, 60 min.), Gonçalo Ribeiro e Letra. 
Não jogaram: Leandro e Natário.
Treinador: Ruben Ferreira.
.
Ao intervalo: 0-0. 
Golos: Nada a registar.
Acção Disciplinar: Amarelo a Gonçalo Coelho (70 min.), Hiago (80 min.) e Gito (80+1 min.).
.
Saldou-se por um 'nulo' o encontro que colocou frente-a-frente a Naval e AC Marinhense, respectivamente último e 7.º da tabela classificativa, separados por 12 pontos. 
Apesar do ponto somado, não se pode considerar um bom resultado para a equipa figueirense que precisa de diminuir o fosso pontual para os seus adversários mais directos (Sp. Covilhã e NDS Guarda) a fim de poder equilibrar em termos pontuais a disputa da segunda fase onde acontecerão as grandes decisões, designadamente as que dizem respeito à permanência neste escalão nacional.
Quanto à partida, as duas formações pecaram por falta de audácia. No período inicial, os marinhenses chegaram a ter alguma superioridade, assinalada no seu melhor período com duas oportunidades de golo, aos 27 e 29 minutos, que não surgiu devido a duas excelentes intervenções do guardião da Figueira da Foz, Paulo. 
O intervalo foi bom conselheiro para os navalistas e Fernando Mira decerto explicou que só ganha quem marca golos e, desta forma, a Naval apareceu mais afoita, com melhor dinâmica ofensiva, mas com imensa fragilidade no último terço do terreno.
O resultado final (0-0) acaba por ajustar-se ao que se passou no terreno com o domínio a ser repartido pelas duas equipas, uma em cada parte, mas ambas a demonstrar níveis reduzidos de eficácia.

Texto: Rogério Neves (Diário de Leiria)
Foto: Diário de Coimbra